quarta-feira, 20 de julho de 2011

Meios de comunicação.

Esta postagem serve de apoio para as aulas de sociologia:
abaixo do quadro tem alguns links de páginas onde o aluno pode encontrar mais sobre o assunto:

Os principais meios de comunicação

VEÍCULO

CARACTERÍSTICAS

Site ou Página na Internet

É o primeiro meio de comunicação, pois é instantânea e pode usar vários recursos audiovisuais, a baixo custo. Adequada a todo tipo de empresa, tem a vantagem de poder ser interativa e oferecer grande volume de informações.

Banners em páginas na Internet

Anúncio usado para fazer publicidade na Internet. O retorno de uma campanha de banners está diretamente ligado ao conteúdo dos sites onde serão expostos, sendo importante que estes tenham um público-alvo com perfil semelhante ao do produto ou serviço a ser divulgado.

Mala-direta

Possibilita a comunicação direta da empresa com o cliente potencial, utilizando os serviços dos correios. A mensagem publicitária pode ser formatada como uma simples carta, folder, livreto ou até mesmo uma amostra.

Folhetos

São publicações com número de páginas entre 5 e 48, não se contando as capas. Folhetos podem ou não, além do texto, conter ilustrações, gráficos, fotos etc.; costumam conter dados explicativos, estatutos, estatísticas, entre outras formas.

Panfleto

São impressos em pequenos formatos. Costumam conter informações básicas de promoções, lançamentos ou eventos. Distribuídos nas ruas ou residências.

Faixas

São afixadas em frente ao estabelecimento ou em esquinas. Feitas de tecido são apropriadas para promoções de curta duração.

Folder

São impressos com uma só folha e com mais de duas dobras. Folders são geralmente utilizados quando se quer dar uma configuração mais diferenciada a determinado produto.

Placas de esquina

Propaganda localizada em postes de identificação de nome de ruas.

Bandeirola (banner)

Tipo de pequena bandeira utilizada para enfeitar as lojas, com o nome do produto a promover. Também conhecida como banner, é utilizada em pontos de vendas, e seu conteúdo passa uma mensagem promocional. Pode ser confeccionada em pano, plástico.

Painéis em estádios, ginásios e similares.

Propaganda estática, muito utilizada para fortalecimento da marca da empresa, produto ou serviço. Além da exposição ao público presente ao evento, esse veículo se beneficia de outras mídias para propagar a mensagem (transmissão de TV, fotos em jornais ou revistas).

Listas telefônicas e guias especializados.

Essa é uma opção conhecida como mídia diretiva, ou seja, na qual as pessoas buscam informações com objetivo de compra. O anúncio tem uma vida útil normalmente alta (em geral de um ano).

Rádio

É um veículo que atinge grande quantidade de ouvintes. Existem emissoras locais, regionais e poucas atuam nacionalmente. Algumas rádios dirigem-se a audiências segmentadas com programação focada em notícias, música clássica, esportes etc.

Jornal

Abrangência mais restrita (poucos leitores) e freqüência diária, semanal ou mensal. Existem jornais para o público em geral e outros altamente segmentados (de negócios, por área técnica etc.). Recomendável para qualquer tipo de produto ou serviço, desde que adequado ao público leitor. O jornal aceita anúncios de vários tamanhos, desde pequenos classificados, a preços acessíveis, até anúncios de página inteira.

Revista

Podem ser de circulação nacional, regional ou restrita (revista de entidade de classe, associação, clube etc.) e periodicidade semanal, quinzenal, mensal, bimestral ou semestral. Recomendável para empresas, desde que observada a adequação dos produtos ou serviços ao público-alvo (por exemplo: revistas médicas é um bom veículo para anúncios de laboratórios farmacêuticos.

Televisão aberta

Ampla cobertura; uso de movimento, som e imagem; alcance nacional ou regional; recomendável para produtos ou serviços destinados à população em geral. O comercial pode ser inserido em programas que possuam um perfil adequado com o produto ou serviço que está sendo oferecido (programa infantil, feminino, esportivo etc.).

Outdoor

O espaço de outdoors (grandes painéis) pode ser comprado apenas para um bairro ou região, para cidades de médio e grande portes. A veiculação é de quinze dias e o preço é cobrado pelo número de pontos de exibição. Além do outdoor tradicional, é possível comprar e veicular propaganda em backlights (painéis iluminados), em telões eletrônicos, nas laterais de edifícios e placas.

Busdoor

Utilização do vidro traseiro de ônibus, a exposição é feita no período de um mês. O importante é escolher linhas de ônibus que estejam dentro do raio de ação da empresa e que circulem em ruas e avenidas de grande movimento, para que a exposição da mensagem seja mais ampla.

Cinema

Os comerciais veiculados antes do início da sessão de cinema têm a vantagem de serem exibidos em tela de alta definição, de grandes dimensões, com som e imagem de boa qualidade.

Televisão fechada

Cobertura seletiva; alcance nacional ou regional; recomendável para marcas, produtos e serviços destinados a segmentos específicos. Veículo indicado para empresas que trabalham com um público-alvo específico do mercado, especialmente produtos mais sofisticados (automóveis, cartões de crédito, relógios, motos).


http://vecam.org/article684.html

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/index.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o

http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/os-meios-de-comunicacao-926127.html

http://rosabe.sites.uol.com.br/comunmassa.htm

http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao.html

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/com_a.php?t=003

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