Educação e Tecnologia

Aulas preparadas com responsabilidade e compromisso com a Educação, assim são as minhas aulas informatizadas

Terceirão Vespertino

Esta é a turma que tenho a Honra de ser Regente,é isso ai galera vamos dominar o Mundo.

Clube de Regatas Vasco da GAma

Vasco, fico triste só em pensar que um dia eu vou morrer e te deixar!

Escola Mont'Alverne onde tive o prazer de trabalhar em 2009 e 2010

Escola mais antiga da cidade, 63 anos de história educando para o futuro.

Time feminino da Escola Mont'Alverne destaque no JESC 2010

Sucesso nos Jogos de São Bento, o Mont'Alverne foi quarto colocado no volei e quinto no futsal feminino.

Estudio Vanildo

Escola de Musica e Violão CONTATO: 3533-4870 ou 8823-2264.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dia do Estudante






Sonhadores, tagarelas, tímidos, ousados, gente boa, gente linda, gestos alegres
Olhos vivos, inteligentes ou quedados... São eles! Os nossos estudantes!
Cheios de vida e esperança,falando com o corpo todo, sentindo com a alma inteira!
Rebeldes , inconformados, críticos, risonhos ou tristonhos, mas cheios de belos sonhos!
Estudando com afinco,ou levando na brincadeira...
Assumindo suas responsabilidades,ou então, executando tarefas simplesmente por executá-las!
Almas nobres, solidárias...Impetuosos ou veementes! Quando se vão para outras paragens para seus estudos continuar,ou então outros mistérios desvendar,
Parece que levam um pedaço de nós....pois partem qual filho amado
A quem sempre desejamos toda sorte de venturas!
Estejais preparados estudantes amados! Alguém chama pelo vosso nome!
É a família, a comunidade, o país,que espera a vossa resposta!
Sereis capazes de escrever uma bela história,com certeza a história de um mundo melhor!
Lembrai-vos também ao celebrar as conquistas,de exaltar as dificuldades que vos fizeram crescer e evoluir,e que nenhum fracasso será definitivo enquanto vivos estivermos!


Beatriz Kappke

Homenagem aos estudantes!





Conscientização ambiental

Reciclar é coletar e modificar um material que possa ser transformado em novos produtos.

A reciclagem tem como objetivos a consciência ecológica, a estimulação da cultura da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, por meio de ações direcionadas.
Com o objetivo de reforçar cada vez mais entre os seus alunos a consciência de preservação ao meio ambiente, a Professora Mônica desenvolveu este projeto que estimula esse exercício com os alunos da 5° série.
A atividade tem dado certo, e é possível ver pelos corredores da escola as "obras" feitas, alguns alunos selecionam o próprio lixo, e criam seus objetos.
O professor tem um papel vital na educação ecológica, pois é geralmente na escola, que as crianças entram em contato pela primeira vez com a função individual que temos em preservar e manter o nosso planeta.

Reciclagem





Mont'Alverne Bom de Bola


O Moleque Bom de Bola é disputado nas categorias masculino e feminino e reuni representantes de todos os municípios que compõem a SDR Ituporanga, e mais uma vez nossa escola classifica as duas categorias para a fase regional, Masculino e Feminino. outras escolas que vão participar na fase regional são EEB Hermes Fontes de Petrolândia, EEB Dr. Frederico Rolla de Atalanta.
Segundo o integrador esportivo da SDR Ituporanga, José Vilmar Cipriani a competição será disputada entre os dias 25 a 29 de agosto e o primeiro colocado de cada categoria avança para a próxima etapa que acontece em São Bento do Sul.
O Campeonato Moleque Bom de Bola é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, com a participação da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Secretarias de Desenvolvimento Regional, em parceria com a empresa Parati, Grupo RBS, e prefeituras.

11 de agosto... Dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Autor

Feliciano José Paes Netto, Formado em História, e Pós Graduado em Psicopedagogia, especialização na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, e na área de mídias da educação, Lecionou na E.E.F Mont’Alverne em Ituporanga de Maio de 2009, a Dezembro 2010, nesse período criou e foi o editor do Blog da escola, e também um dos promotores do esporte na instituição escolar.
Atua hoje na E.E.B Paulo França, assim como na escola anterior, é responsável pelas tecnologias da Instituição.

Escreve e colabora para o site http://www.ahparaneo.com/
Ama futebol. Gosta e crê na política quando praticada em sua verdadeira essência.

“Sou professor por opção, gosto da arte de ensinar, sinto-me realizado ao transmitir conhecimento, minha atuação é de aprendizado”

Entre a Cruz e a Espada...Piada


O homem chegou na Igreja com seu cachorrinho e pediu: - O senhor poderia crismar o meu cachorrinho? - Está louco?! Eu tenho mais o que fazer! - irritou-se o padre. - Sabe o que é, seu padre? Eu adoro o meu cachorrinho! Quando ele nasceu, resolvi batizá-lo. Levei-o na Igreja ali de baixo e paguei ao padre cinco mil reais. Quando ele completou um aninho, eu fui naquela outra lá de cima e paguei trinta mil reais para que meu cachorrinho fizesse a primeira comunhão... Então o padre imediatamente interrompeu: - Ora, meu filho! Por que não me disse logo que o cachorro era católico?

Contexto Histórico

Durante a Idade Média, a Igreja Católica detinha grande poder na Europa, fazendo com que a sociedade, a cultura e a política estivessem sob o controle da instituição. Este poder concentrado fez com que os religiosos criassem doutrinas absurdas para extorquir dinheiro do povo. É o caso da venda de indulgências. O indivíduo só conseguiria o perdão de seus pecados, mediante o pagamento de uma taxa equivalente ao pecado cometido. Quanto maior o pecado, maior a taxa para a absolvição. Outra doutrina era a simonia, ou seja, a venda de relíquias como fios de cabelo de santos, pedaços da cruz de cristo e ossos da tíbia dos apóstolos.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A expansão marítima portuguesa


A expansão marítima portuguesa teve seu marco inaugural com a conquista de Ceuta, cidade do Norte da África, muito importante do ponto de vista comercial, pois lá se negociavam os mais diversos tipos de mercadorias: seda, marfim, ouro e escravos. Além do interesse comercial, esta primeira etapa da expansão marítima significa também o desdobramento da reconquista cristã, pois ajudou a libertar a navegação comercial europeia dos piratas marroquinos, donos de bases no Norte da África.
O infante D. Henrique, filho de D. João I, participou da conquista de Ceuta. Segundo a historiografia tradicional, regressando a Portugal, em 1416, fundou no extremo Sul do país, próximo ao Cabo de São Vicente, um centro de estudos e pesquisas de navegação que ficou conhecido como Escola de Sagres. Ali, reuniu uma competente equipe de astrônomos, geógrafos, matemáticos, construtores de instrumentos naúticos, cartógrafos e navagadores. Contudo, para a historiografia recente, a Escola de Sagres, não passou de uma lenda, pois eles explicitam que Portugal já dominava as técnicas de navegação a muito tempo, e foram somente aprimorando-as através dos anos.
Segundo o historiador António Sérgio, comandada pelo infante D. Henrique, que recebeu o título de "O Navegador", a Escola de Sagres tornou-se o mais avançado centro de estudos de navegação da época. Atingir o Oriente e apossar-se do seu comércio foi, desde o início, o objetivo básico de D. Henrique e seus assessores de Sagres.
Vamos registrar agora as principais etapas da expansão marítima portuguesa:

*
1415: Conquista da cidade de Ceuta.
*
1419: Expedição portuguesa chega à Ilha da Madeira.
*
1431: Reconhecimento do Arquipélago dos Açores.
*
1434: Gil Eanes ultrapassa o Cabo Bojador.
*
1443: Nuno Tristão chega à Ilha de Arguim.
*
1445: Nuno Tristão atinge a Senegâmbia e Dinis Dias ultrapassa a foz do Senegal.

Em 1453, um importante acontecimento vem incentivar ainda mais o desenvolvimento da expansão marítima portuguesa. Trata-se da conquista de Constantinopla, importante porto comercial, pelos turcos comandados pelo sultão Maomé II. Constantinopla, cujo nome mudou para Istambul, torna-se a capital do império turco. Com isso, o fácil comércio de especiarias realizado pelo Mar Mediterrâneo ficou bastante prejudicado, pois os turcos, avançando até Alexandria, bloqueiam o quanto podem as atividades dos comerciantes europeus. Mais do que nunca, torna-se imperioso descobrir um novo caminho para atingir os povos fornecedores do Oriente e romper o bloqueio do fluxo de mercadorias, criado pelos turcos. Portador de larga experiência marítima, Portugal era o único país da Europa que reunia todas as condições para assumir a dianteira dos planos que visavam a descoberta de um novo caminho para as Índias (o Oriente).

*
1482: Diogo Cão descobre o Zaire.
*
1488: Bartolomeu Dias atinge o cabo sul-africano, enfrentando neste local uma perigosa tempestade e, por essa razão, denomina-o Cabo das Tormentas. Com esse grandioso evento, abre-se a possibilidade de se atingir as Índias. Daí porque o rei de Portugal, D. João, resolveu alterar o nome do cabo para outro mais otimista: Cabo da Boa Esperança.
*
1498: Vasco da Gama, comandando uma frota de quatro navios (S. Gabriel, S. Rafael, Bérrio e uma barca de mantimentos) atinge a cidade de Calicute, nas Índias, o grande objetivo com que, há um século, sonhava Portugal.
* 1499 -viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Dica de Filme


Um conto de poder, coragem e traição, este filme,ambientado na Suécia, conta a inesquecível história de amor de Arn Magnussson, jovem culto e exímio esgrimista, e Cecilia, separados pela guerra entre cristãos e muçulmanos, quando ele é enviado como cavaleiro templário para a Terra Santa.
Aprendendo a sobreviver e superar o sofrimento. Ao retornar à sua pátria, Arn tem que lutar por seu amor e pelo que se tornou a missão de sua vida: fazer da Suécia um único reino.
mostra bem a "rivalidade" entre católicos e mulçumanos na época, gostei do filme...

Fraude na morte de Santos Dumont


O laudo necrológico do “pai da aviação” é uma mentira histórica. Ele jamais teve um “colapso cardíaco”. Na verdade, se enforcou no banheiro de um hotel no Guarujá (SP)


A morte do genial Alberto Santos Dumont foi por décadas edulcorada e relacionada a seu desgosto pelo uso de aviões para fins militares. Nos anos 60 e 70, professores nem mesmo falavam a palavra “suicídio” em sala de aula. Tudo para que o fim de um dos poucos heróis nacionais, capaz de inspirar os pequenos e motivar os adultos, fosse digno de sua biografia. A dar guarida oficial às versões “moralmente elevadas” do desaparecimento do aviador havia um laudo necrológico, assinado pelo legista Roberto Catunda, que indicava morte por “colapso cardíaco”. Uma fraude.

Santos Dumont morreu em 23 de julho de 1932, no banheiro do Grand Hôtel de La Plage, na cidade balneária de Guarujá (SP). Há controvérsias sobre o material utilizado como corda: o cinto do roupão ou uma gravata. Tinha apenas 59 anos. Muitos pesquisadores se debruçaram sobre esse episódio, ainda hoje mal explicado. Só o que se tem é de certeza é que, sim, foi suicídio por enforcamento. Permanecem no campo da especulação as razões do ato extremo.

A ideia de forjar o laudo necrológico teria sido partilhada por autoridades governamentais e familiares do inventor. A família teria insistido na dispensa da autópsia, e, para a polícia, ceder a esse pedido seria atitude humanitária e honrosa, opinião também do governo paulista, que teria impedido a abertura de um inquérito. Ajeitados os trâmites, a fraude ficou, e a verdade só aos poucos foi sendo descoberta.

Fraude na morte de Santos Dumont

Tanto cuidado se justificava, então, pela importância de Alberto Santos Dumont. Até aquele momento, brasileiro nenhum havia tido tamanha expressão internacional. Não bastasse ser genial, era ainda rico e alinhado conforme a moda do tempo – ou melhor, à frente dela, dado que seu lado inventivo se manifestou também no estilo de roupa e acessórios que usava.

Hoje se diz, com base em relatos, que o glamour que o aviador esbanjava escondeu por décadas episódios de depressão profunda ou de uma doença psíquica mais grave – e incontrolável para a medicina da primeira metade do século XX, como seria o caso de transtorno bipolar. Não há ainda hoje um diagnóstico fechado, apenas a evidência de que essa pode ser sido uma causa importante, entre outras, para que cometesse suicídio.

Que havia uma doença psíquica a atormentá-lo, disso não há dúvidas. Cartas, internações repetidas na Europa, recibos de compra de remédios e de consultas a psiquiatras indicam esse estado, presente em quase toda a sua maturidade – entre 1910 e 1932. Os documentos pertencem hoje ao acervo da Aeronáutica.

No dia da morte, Santos Dumont havia aproveitado a natureza: conta-se que deu um passeio pela linda praia de Pitangueiras, andou de charrete e retornou ao hotel para almoçar. Passou pelo quarto e de lá não desceu. Funcionários do hotel o encontraram já morto.

CRONOLOGIA
1873
Nasce em Palmira (MG), filho de próspera família cafeicultora

1898
Constrói o “nº 1”, o primeiro de 13 balões dirigíveis com sua assinatura

1906
Constrói um biplano, o 14-Bis, com o qual consegue se manter no ar

1907
Constrói o monoplano Demoiselle

1910
Anuncia o fim da carreira de aviador

1926
Interna-se num sanatório na Suíça

1929
Nova internação, agora na França

1932
Muda-se em maio para o Guarujá; em julho, comete suicídio

Fraude na morte de Santos Dumont


Laudo necrológico do legista Roberto Catunda

“Guarujá – Alberto Santos Dumont – 23-julho-1932. Alberto Santos Dumont – Brasileiro, branco, solteiro, com 59 anos de idade, inventor. Ao que consta, foi encontrado morto em um dos apartamentos do hotel de La Plage, no Guarujá, onde residia. Trata-se do cadáver de um homem de estatura mediana e de constituição regular, ainda em estado de fl acidez muscular. Veste terno de casimira preta, gravata preta e calça botinas pretas. Não encontramos pelo corpo vestígio de lesão traumática. A morte se deu por colapso cardíaco”.

PAC vai dar R$ 150 milhões por ano para 124 cidades históricas


s rachaduras na parede da Igreja de São Francisco de Assis, na cidade mineira de Mariana, podem ser vistas como cicatrizes dos anos e anos de descaso com o patrimônio histórico brasileiro. Inaugurado em 1794, o templo está infestado de cupins e corre o risco de desabar – bem como várias outras igrejas de Ouro Preto. Rachaduras e insetos não são as únicas marcas da negligência. Em Erechim, no Rio Grande do Sul, um prédio de alvenaria de 1933 foi demolido sem autorização. No Recife, Pernambuco, 12 estátuas do Circuito da Poesia foram depredadas. Na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, também em Pernambuco, os azulejos brancos portugueses da fachada estão caindo. Já em Juazeiro do Norte, no Ceará, a estátua de Padre Cícero perdeu a ponta dos dedos da mão direita. E tudo isso aconteceu apenas em julho.
Para tentar restaurar e conservar o que sobrou de patrimônio histórico no Brasil, o Ministério da Cultura vai lançar no dia 28 o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. Abrigado sob o generoso guarda-chuva do PAC, o projeto deverá injetar R$ 150 milhões por ano em 124 cidades históricas, com obras de requalificação urbanística, infraestrutura urbana, financiamento para recuperação de imóveis privados, restauro de monumentos e promoções do patrimônio cultural.

Entre as cidades, estão as 27 capitais, municípios da Costa do Descobrimento, da Chapada Diamantina e da rota do ouro em Minas Gerais e em Goiás, 18 localidades na Bacia do Rio São Francisco, além das demais localidades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O plano envolve recursos da Casa Civil e dos ministérios das Cidades, do Turismo e da Educação. Até o ano que vem, o PAC das Cidades Históricas será voltado para 50 cidades, que ainda não foram todas escolhidas – segundo o Ministério da Cultura, mil imóveis privados devem receber financiamento nesta primeira fase, além de cem monumentos e prédios públicos serem restaurados e 120 atividades produtivas locais receberem investimentos. Algumas regiões já enviaram orçamentos para o projeto. Em São Luís (MA), por exemplo, o centro histórico pode ser revitalizado ao custo de R$ 50 milhões, enquanto Laguna (SC) deverá receber R$ 8,5 milhões para obras de cabeamento subterrâneo das redes de energia elétrica, e Corumbá (MS) vai pleitear R$ 10 milhões para reforma de imóveis históricos.

“É uma iniciativa inédita, tanto pela criação de uma política urbana com objetivos bem definidos, quanto pelo possível incremento da economia dessas cidades”, diz o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Na segunda fase do PAC, entre 2011 e 2012, as 74 cidades restantes vão entrar no pacote – o Iphan afirma que também poderá aceitar propostas de outros municípios interessados no projeto. “As regiões históricas têm os mesmos problemas de grandes metrópoles, mas as restrições são bem maiores. Não basta só proteger, é preciso investir na conservação e no uso desses patrimônios”, diz o ministro.

Para o prefeito de Ouro Preto (MG) e presidente da Associação de Prefeitos das Cidades Históricas Brasileiras, Ângelo Oswaldo, tão importante quanto o dinheiro é a necessidade de uma política de preservação do patrimônio. “Começamos esse diálogo com o governo federal para mostrar a necessidade de uma política conjunta com as prefeituras”, diz. “É simples, se não há preocupação e investimento, a memória desaparece.”

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

vamos lá

Mais um semestre.

Filmes, livros, viagem, dormir até tarde, por a casa em ordem, tudo muito bom,mas
triiiinnnnnn, bateu o sinal e a aas aulas começaram de novo...

Sinceramente, ja estava, ansioso pela volta as aulas, você pensa que vai voltar cansado, alguns desestimulado da sala de aula, pra mim é bem diferente, você se descobre feliz da vida porque não adianta, ensinar é um vício e é maravilhoso ver o que você pode fazer pelo outros.

sábado, 1 de agosto de 2009

História da ciência na rede


A história da ciência também ganhou seu espaço na rede. A Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) está digitalizando seu acervo documental para consultas na internet. Por meio do Projeto Memória, de 2004, a entidade reuniu, catalogou, restaurou, descreveu e agora publicou metade do material acumulado em 60 anos de atividades.

O acervo conta com transcrição de palestras e conferências, material fotográfico e audiovisual e atas de reuniões, em meio aos outros dados. Entre os 1.400 documentos da base de dados, há muitos historicamente importantes, como os registros de um simpósio sobre o uso de energia atômica para fins pacíficos realizado em 1956, 11 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A SBPC também está recebendo documentos que estejam guardados em acervos de pesquisadores, cientistas e professores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores