Educação e Tecnologia

Aulas preparadas com responsabilidade e compromisso com a Educação, assim são as minhas aulas informatizadas

Terceirão Vespertino

Esta é a turma que tenho a Honra de ser Regente,é isso ai galera vamos dominar o Mundo.

Clube de Regatas Vasco da GAma

Vasco, fico triste só em pensar que um dia eu vou morrer e te deixar!

Escola Mont'Alverne onde tive o prazer de trabalhar em 2009 e 2010

Escola mais antiga da cidade, 63 anos de história educando para o futuro.

Time feminino da Escola Mont'Alverne destaque no JESC 2010

Sucesso nos Jogos de São Bento, o Mont'Alverne foi quarto colocado no volei e quinto no futsal feminino.

Estudio Vanildo

Escola de Musica e Violão CONTATO: 3533-4870 ou 8823-2264.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dica de filme


Este filme conta a historia de Nelson Mandela quando estava na prisão e sua luta contra o Apartheid ( Regime onde somente os brancos detinha o poder). O filme é contado sobre a visão do seu carcereiro, e a amizade que eles fizeram. Muito bom o filme pra quem gosta de história, apesar de Mandela ter sido também um Guerrilheiro e colaborado com algumas brigas do seu movimento. Mas o filme é bom e bem feito, vale a pena conferir!

terça-feira, 21 de julho de 2009

O que Move a História


“O amor, Pois que é a palavra essencial” disse o saudosissimo poeta Carlos Drumond de Andrade[1]: “Amo a história. E é por isso que estou feliz por vos falar, hoje, daquilo que amo”, essas foram as palavras de Lucien Febvre, na obra Combates pela História [2].

A razão, oposto da imaginação: “se olharmos a história racionalmente, ela nos olhará racionalmente de volta”, é o que propôs Georg Wilhelm Friedrich Hegel [3]. O que move a história da humanidade? Seriam os grandes homens? Lideres movidos por sua ganância e amor desmedido pelas ideologias. Seriam as revoluções? Que marcaram a ferro, forro e sangue o caminho da humanidade. Seria o destino ou o acaso? Seria as religiões ou a ciência? Em fim, não há como parar: mesmo sentando e dizendo “não dá mais”, há uma força invisível que move a história da humanidade.

“Leissez faire, laissez passer” [4] (“dixe fazer, deixe passar”) conseguiram assim se encontrar na síntese, atribuída a Vincent de Gouney, os homens do livre mercado. “Vender e vender”, seria a arte que faz o mundo mover? Mas essa não é uma força significativa para a concepção de mundo de todos os homens, mesmo estando eles imbuídos de mercados.

Pergunte então: como a vida começou? Para a religião: Deus “o criador de céu e da terra”, “de todas as coisas visíveis e invisíveis” [5]. Galileu Galilei ousou dizer que a terra não era o centro do universo e que não era o sol que girava ao redor da terra, mas sim a terra que girava ao redor do sol [6]. Aos gurus das várias ciências, sobram-lhes incontáveis dúvidas.

O Tiradentes que se indagava como seria um Brasil independente? Restou-lhe a forca. Seria possível o homem voar livre como um pássaro? E então Alberto Santos Dumont inventou o avião. E quando criança a gente se pergunta como é possível um monte de ferro fundido e chapeado voar?

Os gregos, dos quatro cantos da Grécia, se perguntavam se a democracia ateniense, filha de Clístenes [7], seria o tipo ideal de governo? E se “liberté, egalité e fraternité” [8] poderiam libertar a França? E o tempo passa, de forma a consumir os vestígios, corroer as edificações e, percebemos que tudo já dito acima esta tão presente em nós que nos perguntamos: Como? Por quê?

Pois, então, não são as respostas que movem a história, porque elas existem aos montes. Mas sim os questionamentos: é a sede por respostas imbuídas de um sentimento desmedido, chamado pelos homens de amor – palavra que carrega consigo incontáveis significados – que alimenta o motor da história. Deste modo, portanto, em uma profunda contradição paradigmática [9], buscamos a razão como a forma de se chegar à verdade – seria então a ciência a maior substituta da religião? O fato é que, sedentos por respostas e movidos pelo amor buscamos a verdade. Essa loca engrenagem é, portanto, a que move a história.

[1] ANDRADE, Carlos Drumond de. poema de abertura do livro “O Amor natural”.
[2] FEBVRE, Lucien Paul Victor. Combates pela história. 3. ed Lisboa: Presença, 1989. 262 p.
[3] Hegel: citado por Michael Inwood no Dicionário Hegel, pg.187.
[4] KEYNES, John Maynard. The End of Laisses-faire. London: Hogarth Press, 1926.
[5] A profissão de fé do IV Concílio de Latrão (1 de novembro de 1215) afirma que Deus “criou conjuntamente, do nada, desde o início do tempo, ambas as criaturas, a espiritual e a corporal, isto é, os anjos e o mundo terrestre; em seguida, a criatura humana que tem algo de ambas por compor-se de espírito e de corpo" (DS 3002). Disponível em: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=1203. Acesso em 14/07/09.
[6] Teoria Heliocêntrica (século XVI), modelo de Copérnico, em oposição a teoria Geocêntrica na qual a terra era o centro do universo e que o sol gira a seu redor. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/fisica/movgrav.html. Acesso em 14/07/09.
[7] Clístenes (~ 560 - 508 a. C.) Filósofo, político e legislador grego de Atenas, cujas reformas políticas contribuíram para despertar o sentimento de cidadania em contraposição à solidariedade dos membros do clã e é considerado o fundador da democracia ateniense.
[8] Liberdade, igualdade e fraternidade: lemas da Revolução Francesa de 1789.
[9] Paradigma (do grego Parádeigma) representa, de forma mais ampla e forte, os conteúdos de uma visão de mundo. Pode ser também usada para designar um pensamento, um modo de pensar, um modelo a ser seguido.

NettoPaes

Os primeiros passos do homem na Lua


A Nasa apresentou na última quinta-feira, por ocasião do 40º aniversário da chegada do homem à Lua, um vídeo restaurado da missão Apollo 11, acabando com os temores sobre a perda das imagens originais dos famosos passos de Neil Armstrong.

As imagens restauradas por uma empresa de Hollywood, a Lowry Digital, mostram as cenas vistas pelo mundo inteiro no dia 20 de julho de 1969, inclusive o pulo de Armstrong da escada do módulo de pouso ao solo lunar.

A Nasa procurou durante três anos estes vídeos analógicos em seus arquivos para descobrir que alguns suportes tinham sido regravados com outros dados.

Para relatar as três horas e meia passadas na Lua pelos astronautas de Apollo 11 registradas por uma câmera fixa, o engenheiro da Nasa encarregado do projeto de restauração, Richard Nafzger, teve de seguir várias pistas, contou ele durante uma coletiva à imprensa.

A equipe da Nasa encontrou na CBS em Houston imagens de boa qualidade transmitidas na época diretamente e em tempo real pela Nasa à rede de TV. Ela também recuperou uma cópia gravada por um centro da Nasa na Austrália.

As imagens restauradas são muito mais nítidas e detalhadas que a cópia do
vídeo divulgado ao vivo em todas as televisões do mundo.

"A restauração ainda é um processo em curso que poderá produzir melhores imagens", informou Nafzger, destacando que todo o filme será reconstituído e disponível para o público em setembro.

Para ver o vídeo e outros materiais relativos ao Homem na Lua, copie esse link
http://www.nasa.gov/home/
Fonte: Yahoo

NettoPaes

segunda-feira, 20 de julho de 2009

EDUCANÇÃO




Musica com educação ,foi o que a banda SangueD apresentou na nossa escola, um show com muita musica boa, e muita informação referente a temas diversificados, fizeram nossos alunos pular, se divertir, e aprender. Parabéns a iniciativa da Banda que corre todo alto vale com este Projeto.
Professores e Alunos já esperam a nova apresentaçãoda banda.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O Islamismo


Geograficamente, o Islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé, é uma fé que predomina nos países do sol, aclimatizando-se melhor na longa faixa de terra que, partindo das praias africanas do Atlântico, segue para o Leste pela borda meridional do mar Mediterrâneo, inclinando-se depois em direção à Mesopotâmia, passando pela Península Arábica, alcançando o noroeste da Índia. Dali chega, pelo Oceano Índico, até as ilhas tropicais da Indonésia e das Filipinas. Outro dos seus longos braços avançou célere para a Ásia Central, afastando os ritos fetichistas e pagãos, realizando conversões em massa. Nos seus 1400 anos de existência, o islamismo conseguiu a façanha de converter 1/5 da humanidade a sua fé. Trata-se de uma religião que abriga todas as raças e todas as línguas. Talvez, exatamente por esse seu ecumenismo, por essa tentativa de abraçar o mundo inteiro, é que ela terminou por conflitar-se com o cristianismo, que também nasceu no mesmo espaço geográfico e igualmente abriga o desejo de salvar e converter todos a fé de Cristo.

A Invasão Holandesa No Brasil


INVASÕES HOLANDESAS

Sebastião, rei de Portugal, morre na Batalha de Alcácer-Quibir, na África em 1578.
Assume o cardeal Henrique que morre dois anos depois.Não deixou herdeiros, terminando a Dinastia de Avis. Felipe II, rei da Espanha e primo de Sebastião apodera-se do império colonial português. Todas as terras portuguesas passam ao domínio da Coroa Espanhola.
A União Ibérica colocou o Brasil no centro das disputas que envolviam a Espanha.
Em 1595 a Holanda atingiu o centro de produção das especiarias, abrindo um canal com o Oriente. Felipe II proibiu o comércio espanhol com os holandeses. Em 1602 os holandeses criam a Companhia das Índias Orientais que monopolizou o comércio0 com o Oriente e impõe uma dura derrota a Felipe II.

OS HOLANDESES NO BRASIL

Com grande interesse no açúcar brasileiro, que tinha capital da Holanda investido aqui.
Quando a União Ibérica fez do Brasil uma colônia espanhola, os holandeses viram o lucrativo negócio ameaçado e decidiram ocupar a área produtora de açúcar, o Nordeste brasileiro.A primeira tentativa foi na Bahia em 1624, houve resistência da esquadra espanhola. Em 1630, os holandeses invadem Pernambuco, região menos policiada e grande produtora de açúcar. Até 1634 enfrentaram a resistência portuguesa, porém a desestruturação da lavoura canavieira e a destruição dos engenhos nas lutas e fugas dos escravos, acabou em rendição.
João Maurício de Nassau, estabeleceu a paz na região, liberou crédito aos proprietários para reconstituírem as lavouras e os engenhos e também para comprarem escravos.
Recife, capital do governo holandês no Brasil, foi urbanizada. Implantou a tolerância religiosa, liberdade de culto a católicos e judeus. ( os holandeses eram protestantes).
Depois de consolidada Pernambuco, os holandeses se expandiram para o Maranhão e Sergipe.

INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA

A partir de 1645 inicia uma luta contra a Companhia das Índias Ocidentais, habitantes da colônia ajudados por Portugal que lutava para se reestruturar eclodem a Insurreição Pernambucana. Em 1654 expulsam os holandeses que levam mudas de cana para as Antilhas Holandesas, gerando uma concorrência internacional ao açúcar brasileiro.
Uma grave crise econômica se instalou em Portugal e o empobrecimento dos poderosos
Senhores de engenho.

sábado, 11 de julho de 2009

Placas


o real significado de algumas Placas

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Revolução de 32


Quinta feira os Paulistas comemoram o 9 de Julho, dia da Revolução Constitucionalista de 1932, poucos sobreviventes da epopéia Paulista restaram e ainda desfilam nas comemorações. Mario Covas quando governador do Estado procurou imortalizar com um feriado esse dia. A história da guerra feita com "matracas" e outras "armas" inventadas para suprir a falta de armamentos, hoje causam espanto. As traições contra o povo Paulista, a atuação heróica nas frentes de batalha, os voos rasantes do "vermelhinho" etc. fazem parte da história do povo Paulista.

Antes de falar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, é preciso voltar alguns anos na história para buscar os embriões deste que foi um dos maiores movimentos armados da história do Brasil. Durante a República Velha (1889-1930), formou-se uma aliança entre os estados mais ricos e influentes do país na época, São Paulo e Minas Gerais, cujos representantes alternavam-se no posto da presidência da república naquilo que ficou conhecido como a "política do café com leite". Em 1930, porém, o presidente Washington Luís, representante dos paulistas, rompe a aliança com os mineiros e indica o governador de São Paulo Júlio Prestes como seu sucessor, que venceu as eleições. As oligarquias mineiras não aceitam o resultado e, por meio de um golpe de estado articulado com os estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba, colocam Getúlio Vargas no poder.

O que foi a revolução constitucionalista de 1932?

"Getúlio vem com uma nova proposta de modernização do país. O grupo que chega ao poder pretende promover essas mudanças de maneira autoritária, sem consultas eleitorais", conta Alexandre Hecker, professor de História Contemporânea da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Mackenzie. O novo presidente fecha o Congresso Nacional, anula a Constituição de 1891 e depõe governadores de diversos estados, passando a nomear interventores. As medidas desagradam profundamente as elites paulistas tradicionais. "Esses grupos, que eram ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP) e haviam sido derrotados pela revolução de 1930, passam a trabalhar em oposição ao governo de Getúlio”, diz Alexandre. Já, a partir de 1931, se junta a essa elite deposta um “grupo mais moderno", que exige do governo a criação de uma carta magna que regesse a legislação do país - algo que Vargas vinha adiando cada vez mais - além de eleições gerais para presidente da república.

Saiba Mais em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/foi-revolucao-constitucionalista-1932-482251.shtml

Independência dos EUA


A declaração de Independência dos Estados Unidos é lida em Nova York na presença de George Washington (foto), em 8 de julho de 1770. Ela foi redigida por uma comissão de cinco membros liderados por Thomas Jefferson, baseados no iluminismo. A declaração só é promulgada em 1776.

Fonte: Terra Noticias

quarta-feira, 8 de julho de 2009

7 de Julho...


Esta data marca muitos acontecimentos históricos, alguns dos mais marcantes destaco aqui no Blog...

* 1099 - Primeira Cruzada: 15 000 soldados cristãos marcham em procissão a Jerusalém, vigiados pelos muçulmanos a partir da cidade.

* 1497 - O navegador português Vasco da Gama (na imagem) inicia a primeira viagem marítima da Europa à Índia.

* 1889 - É publicada a primeira edição do jornal econômico norte-americano The Wall Street Journal.

* 1969 - O primeiro contingente de soldados dos Estados Unidos saem do Vietnã.

Saiba mais no endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Efem%C3%A9rides/8_de_julho

terça-feira, 7 de julho de 2009

Feira de Ciências MONT' ALVERNE

A nossa Feira de Ciências aconteceu nesta Terça 07/07/2009, o objetivo é repassar a todos os visitantes um pouco do que investigamos na escola, isto é integração entre a escola e a comunidade socializando os projetos realizados na escola, e ao mesmo tempo, despertar vocações, revelar talentos e ajudar a desenvolver o raciocínio lógico, o espírito crítico, a criatividade e a sociabilidade.
Na Feira, cada grupo escolheu um tema, e os resultados foram surpreendente, muita dedicação dos alunos, e vontade de mostrar o que aprenderam com suas pesquisas.
A Feira ocupou todo pátio da escola a criatividade em cada espaço utilizados pelos alunos chamava a atenção e empolgava os visitantes.
Quem apareceu, não se arrependeu! As pessoas se divertiram e aprenderam.
Confira algumas fotos.

Feira





Feira





Feira



Fotos Feira de Ciências





domingo, 5 de julho de 2009

Interessante


Este site é um achado. Conjuga (segundo ele mesmo informa) 280 mil verbos.
Muito útil para professores, advogados, comunicadores.
Você não se embanana com o verbo ver e vir?
Ou com a flexão do verbo adequar ?



Toma nota aí: http://linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue

A propósito, não existe "isto se adequa" e muito menos "isto se adecua"

Viagem a São Paulo






Pinacoteca

A Pinacoteca de de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do país, é parada obrigatória para quem curte História e História da arte... minha frustração foi as obras da Tarsila não estarem lá no dia da visita.

5 de julho... Teoria Keynesiana


Em 5 de julho de 1883, nasce John Keynes. Ele foi o mais importante economista da primeira metade do século XX. Seu trabalho teve impacto sobre o pensamento e a prática política em quase todas as nações capitalistas. A teoria keynesiana propunha a intervenção estatal na vida econômica para conduzir ao regime de pleno emprego.

Outros fatos históricos

1807 - Os britânicos sofrem três mil baixas em ataque a Buenos Aires e se comprometem a deixar Montevidéu.

1811 - A independência da Venezuela é declarada sob o comando de Simón Bolivar.

1883 - Nasce John Maynard Keynes, economista inglês.

1915 - Primeira Guerra Mundial: os italianos são derrotados em batalha próxima as cidades de Gradisca e Girizia.

1926 - O Chile ocupa novamente as províncias de Tacna e Arica, sobre as quais mantém um litígio com o Peru.

1952 - O Senado argentino aprova o projeto de lei para erguer monumentos a Eva Duarte de Perón em Buenos Aires e em outras cidades da Argentina.

1973 - Fim da Conferência Européia de Segurança com um acordo para terminar a chamada Guerra Fria.

1988 - A Igreja Anglicana permite que as mulheres possam exercer o sacerdócio, proposta colocada em prática em 1993.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

As Cruzadas



Numa época em que a religião era a causa impulsionadora do dia-a-dia das pessoas, a ocupação da Palestina, cenário da vida de Jesus, pelos “ infiéis” muçulmanos, encheu muitos cristãos de horror. A interferência dos Turcos Seljúcidas com os bandos de peregrinos cristãos que se dirigiam a Jerusalém, serviu de inspiração ao papa UrbanoII a fazer o apelo a uma cruzada para libertar a Terra Santa dos Sarracenos, tal como eram então denominados os Muçulmanos.
Foram feitas oito Cruzadas. A primeira capturou uma boa parte da Palestina aos Sarracenos, mas passados 90 anos, estes reconquistaram Jerusalém. As Cruzadas posteriores, obtiveram menos êxito e durante a quarta, os cruzados, incapazes de pagar o aluguer dos navios aos Venezianos, foram obrigados a saquear a cidade cristã de Constantinopla.
A Primeira Cruzada durou de 1096 a 1099; a última foi em 1270.
Na Cruzada das Crianças de 1212, cinquenta mil crianças da França e da Alemanha partiram para a Terra Santa. O contingente alemão voltou para trás, os outros foram vendidos como escravos em Marselha.
As Cruzadas, deram também grandes oportunidades aos cavaleiros idealistas da Europa Cristã. Para muitos, as lendas de romance e feitos de cavalaria, só eram reais, lutando contra os Sarracenos.
Fundaram-se algumas ordens de cavalaria, destinadas a lutar pela libertação da Terra Santa dos Infiéis (seguidores do Islão), e a proteger os peregrinos cristãos.
A primeira foi a Ordem dos Hospitalários de S. João de Deus, fundada em Itália em 1080 e aprovada pelo Papa em 1113. Os cavaleiros Hospitalários dedicavam-se à guarda de um hospital para peregrinos em Jerusalém.
A Ordem dos Templários, foi fundada em Jerusalém em 1119, e destinava-se a lutar nas Cruzadas. O seu nome tem origem no local da sua Sede, o Templo de Salomão.
Esta Ordem, ainda hoje, devido ao poder que conseguiu ter no seu tempo e a forma como foi extinta, dá origem a grandes romances, mistérios e expeculações.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

2 de julho de 1922 Hermes da Fonseca é preso


O presidente da República Epitácio Pessoa mandou prender o ex-presidente Hermes da Fonseca e fechar o Clube Militar, que era presidido pelo marechal. O episódio aprofundou a crise entre o Exército e o governo iniciada durante a campanha eleitoral de sucessão presidencial.
Epitácio Pessoa havia convocado o Exército para conter rebeliões populares no Recife. O marechal foi contra, e exortou as tropas a não reprimirem o povo.

A nomeação do civil Pandiá Calógeras para o ministério da Guerra já havia causado mal-estar entre os militares. A situação piorou quando, em outubro de 1921, o jornal "do Povo" publicou uma carta manuscrita, que chamava o marechal de "sargentão sem compostura", e dizia que o Exército era formado por elementos "venais".

O texto foi atribuído ao candidato do governo à presidência da República Arthur Bernardes, então governador de Minas Gerais. Apesar de Artur Bernardes ter negado a autoria das acusações, uma segunda carta muito parecida com a primeira foi publicada no mesmo jornal, e atribuída ao mesmo autor. Mais tarde seria descoberto que as assinaturas nas cartas foram forjadas.
O processo eleitoral continuou, e Artur Bernardes venceu a disputa para a presidência em março de 1922, embora os resultados houvessem sido contestados pela oposição.

A prisão de Hermes da Fonseca, a mais alta patente militar do país, e o fechamento do Clube Militar por decreto presidencial, foram considerados uma afronta ao Exército. O descontentamento alastrou-se por todos os quartéis do Rio de Janeiro, e começou a ser tramado o levante, que ficou conhecido como a Revolta dos 18 do Forte.

O movimento seria desencadeado na madrugada de 5 de julho em três locais: na Vila Militar, Escola Militar do Realengo e Forte de Copacabana. Nesse último foram feitos vários preparativos, como a construção de trincheiras e redes de arame farpado. Os depósitos foram abastecidos com alimentos e os alojamentos e cozinhas foram transferidos para locais protegidos. Epitácio Pessoa desconfiou da movimentação dos militares e mandou cercar o local.

A Revolta dos 18 do Forte
O capitão Euclides da Fonseca, filho do marechal, foi preso. Por telefone, o ministro da Guerra exigiu a rendição do tenente Siqueira Campos, que assumiu o comando da revolta. Mas os rebeldes decidiram lutar até o fim. Os portões do Forte de Copacabana foram abertos para que todos os que desejassem pudessem abandonar o forte. Dos 301 revolucionários, restaram 29.

Siqueira Campos reuniu os companheiros, dividiu a bandeira nacional em 29 pedaços e os distribuiu entre os combatentes. O grupo saiu na tarde de 6 de julho ao encontro das tropas do governo.

Os revolucionários, reduzidos a 20, rumaram para a Praça Serzedelo Correa, onde as forças governistas aguardavam a rendição. Em vez disso veio a ordem de fogo. O combate foi sangrento e desigual, e os revoltosos, que lutaram como fanáticos, tombaram mortos.

Os únicos sobreviventes foram Eduardo Gomes, o soldado Manoel Ananias dos Santos e Siqueira Campos.

O que é 2 de Julho...


A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.

Esta é uma data máxima para a Bahia e uma das mais importantes para a nação, já que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. Então, pela sua importância, principalmente para os baianos, todos os anos a Bahia celebra o 2 de Julho. Tropas militares relembram a entrada do Exército na cidade e uma série de homenagens são feitas aos combatentes.

Entre todas as comemorações, a do ano de 1849 teve um convidado muito especial. O marechal Pedro Labatut, que liderou a tropas brasileiras nas primeiras ofensivas ao Exército Português, participou do desfile, já bastante debilitado e sem recursos financeiros, mas com a felicidade de homenagear as tropas das quais fez parte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores